quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Gastar menos, viver melhor #1

(imagem retirada da net)

Muito se tem falado da crise e, para isso, nada melhor que começar a poupar. Fazer uma lista das nossas despesas habituais pode facilitar-nos a vida. Para elaborar um orçamento, devemos anotar sistematicamente as nossas despesas para nos conscencializarmos mais com o quanto gastamos e em quê, chamando de imediato a atenção para eventuais custos desnecessários. O simples facto de as registarmos pode ajudar-nos a reduzi-las.

Devemos criar categorias como, por exemplo, electricidade, gás, vestuário, automóvel, educação, entre outras, e anotar os montantes correspondentes. Esta visão de conjunto será muito útil para identificar quais são as despesas mais importantes e onde é possível poupar.

Em seguida, devemos também de elaborar um orçamento, ou seja, um plano geral de todos os nossos ganhos e despesas durante um determinado período. Este permite identificar como o agregado familiar gasta aquilo que ganha. De facto, não há orçamentos iguais: cada família faz as suas próprias escolhas, determina as suas prioridades em matéria de despesas e, como tal, emprega os seus recursos de maneira específica.

Fazer um orçamento mensal proporciona-nos a perspectiva mais clara, já que a maioria das receitas e, também, uma boa parte das despesas têm esta periodicidade. Contudo, estabelecer um orçamento com base num mês específico, escolhido aleatoriamente, não reflete a realidade da melhor forma: os rendimentos e as despesas não são iguais todos os meses. Podemos receber o salário ou a pensão mensalmente, mas o subsídio de férias e o de Natal são pagos uma vez por ano. As despesas também variam. Enquanto, por exemplo, a prestação do crédito à habitação é paga mensalmente, a factura da electricidade pode ser enviada de 2 em 2 meses. Certos prémios de seguro são pagos anualmente, tal como algumas taxas e impostos. Temos de ter em atenção que até a prestação do crédito à habitação pode variar bastante, dependendo da indexação da taxa utilizada (3, 6 ou 12 meses). Por isso, devemos contabilizar todas as receitas e despesas ao longo de um ano e calcular médias mensais.

Vamos preparar o ano 2012 e tentar organizar as nossas vidas e tirar melhor partido delas. Eu já comecei a organizar um dossier para este fim e vocês? Querem alinhar nisto? Ou já aderiram a estes pormenores da vida?

0 comentários:

Enviar um comentário

Olá!
Deixa aqui o teu comentário...
Obrigada(o) pela visita!...
Beijinhos...